Aplicações de plasma spray dried (sdp) na alimentação de matrizes beneficiam o seu desempenho e da leitegada

12-dic-2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram

O plasma spray dried (SDP) no Creep Feeding e nas dietas pré-iniciais de creche é reconhecido por aumentar o consumo de alimento e o crescimento dos leitões durante o estressante período pós-desmame. A matriz também pode sofrer diferentes tipos de estresses como calor ou doenças como a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) durante a gestação e a lactação, o que pode reduzir o desempenho da matriz e da leitegada. As matrizes hiperprolíficas em lactação que amamentam grandes leitegadas precisam consumir elevadas quantidades de alimento para manter sua condição corporal e produzir leite em quantidades adequadas para o crescimento e a sobrevivência dos leitões. Durante os meses de verão, as matrizes podem não ingerir alimento suficiente para manter sua condição corporal e produzir leite suficiente para os leitões. Episódios de doenças como a PRRS podem atrapalhar a reprodução das matrizes e o desempenho da leitegada. Mesmo em condições normais de saúde e ambiente, as matrizes modernas e hiperprolíficas que parem leitegadas de grande porte passam por muito estresse físico que consome as reservas de nutrientes, aumenta o número de natimortos e retarda a recuperação após o parto, o que pode afetar o desempenho do parto subsequente. Pesquisas mostram que o SDP na ração das matrizes beneficia seu desempenho e o da leitegada e pode ter efeitos de longo prazo no desempenho de partos subsequentes das matrizes.

SDP NA DIETA DE LACTAÇÃO DURANTE OS MESES DE VERÃO

Durante os meses de verão, pode ser difícil fazer com que as matrizes em lactação consumam alimentos e nutrientes suficientes para atender às necessidades de manutenção e produzir leite suficiente para apoiar o crescimento e a sobrevivência da leitegada. Dados de 5 experimentos relatados em 2 publicações [1,2] e padronizados para um período de lactação de 18 dias mostram que a inclusão de 5 kg/tonelada (0,5%) de SDP na ração de lactação durante os meses de verão aumentou o consumo de ração de matrizes jovens (primíparas e secundíparas). As matrizes jovens com baixo consumo de ração podem ter uma incidência maior de problemas reprodutivos após o desmame. As matrizes jovens que receberam a dieta de lactação com SDP tiveram um intervalo entre o desmame e o cio reduzido e uma porcentagem maior de cio entre os dias 4 e 6 após o desmame, o que indica uma probabilidade maior de longevidade no plantel reprodutivo. As matrizes multíparas que receberam SDP na ração de lactação apresentaram uma maior taxa de parto na cobertura subsequente em relação ao grupo controle. Outros benefícios observados foram um maior peso de leitegada, peso médio dos leitões ao desmame e número de leitões desmamados nas matrizes que receberam o SDP. A maioria dos dados relata que leitões mais pesados no desmame têm maior crescimento e taxa de sobrevivência até o peso ao abate em comparação com leitões com peso mais baixo no desmame. Uma baixa inclusão de SDP (5 kg/tonelada) na ração de lactação pode melhorar o desempenho reprodutivo das matrizes e também aumentar o peso médio dos leitões e o número de leitões desmamados por leitegada.

SDP NA ALIMENTAÇÃO DE LACTAÇÃO DURANTE OS MESES DE VERÃO

SDP EM RAÇÕES DE GESTAÇÃO E LACTAÇÃO PARA UM PLANTEL DE MATRIZES COM STATUS CRÔNICO DE PRRS

A PRRS é endêmica na maioria dos países produtores de suínos e causa grandes perdas econômicas devido ao aumento da mortalidade e da morbidade e à redução do crescimento e do desempenho reprodutivo.Em um plantel de 5.000 matrizes com PRRS, 5 kg de SDP por tonelada (0,5%) foram adicionados à ração de gestação e lactação durante um ano. Os registros de produção foram avaliados por técnicas de controle estatístico de processos (SPC) para detectar mudanças significativas na produtividade do rebanho de matrizes antes e depois do uso de SDP na ração. Após o uso do SDP na ração do rebanho, a taxa de partomelhorou 5% (Figura 1) e cerca de 400 leitões a mais foramdesmamados por 1.000 porcas cobertas (Figura 2), embora aatividade do vírus da PRRS tenha persistido durante todo oano em que o SDP foi incluído na ração do rebanho.Esses resultados indicam que a adição de 5 kg de SDP portonelada de ração para o rebanho de matrizes pode reduzir os efeitos crônicos da PRRS na produtividade das matrizes.

SDP NA DIETA DE TRANSIÇÃO DE MATRIZES

As matrizes hiperprolíficas passam por muito estresse, inflamação e alterações hormonais no período de transição do final da gestação até o início da lactação. Com o aumento do tamanho da leitegada, o número de natimortos e a mortalidade de pré-desmame aumentaram. Há um interesse crescente na produção de ração para matrizes que possa usar ingredientes e nutrientes especiais para reduzir o estresse durante a transição entre o final da gestação, o parto e a lactação.

Um estudo foi elaborado para verificar se o SDP em uma dieta de matrizes em transição poderia beneficiá-las durante essa fase estressante da produção [4]. As matrizes foram alimentadas com uma dieta de transição contendo 0, 0,5% (5 kg/tonelada) ou 2,5% (25 kg/tonelada) de SDP de 6 dias antes do parto até 5 dias após o parto.

Ambos os níveis de SDP na ração de transição reduziram significativamente o número de natimortos por leitegada (Figura 3). Um benefício de longo prazo do fornecimento de plasma na ração de transição para primíparas e secundíparas foi um aumento linear no número de leitões nascidos vivos por leitegada no parto subsequente (Figura 4).

Com base nos resultados do estudo anterior sobre a ração para matrizes em transição, uma granja comercial de matrizes utilizou 5 kg de SDP por tonelada (0,5%) na ração fornecida durante 5 dias antes e 5 dias depois do parto, o que apresentou uma redução no número de natimortos por leitegada e um aumento no peso médio ao nascimento dos leitões (Figura 5). O grupo Controle utilizou dados individuais de 843 matrizes que não receberam ração de transição e o grupo Plasma utilizou dados de 866 matrizes que receberam 0,5% de SDP na ração de transição [5].

CONCLUSÃO

O SDP na dieta das matrizes tem várias aplicações e benefícios tanto para as matrizes quanto para a leitegada:

  • As matrizes em lactação têm maior consumo de ração, leitegadas mais pesadas e mais leitões desmamados de qualidade e maior taxa de parto subsequente.
  • Matrizes gestantes e lactantes com PRRS apresentam maior taxa de parto, com mais leitões desmamados por matriz coberta.
  • O plasma na dieta de transição de matrizes reduziu o número de natimortos, aumentou o peso de nascimento dos leitões e aumentou o número de leitões nascidos vivos em primíparas e secundíparas no parto posterior.
  • Recomenda-se o uso de 0,5% ou 5 kg de plasma por tonelada em dietas para matrizes.

REFERÊNCIAS

1. Crenshaw et al, 2007. Lactation feed disappearance and wean to estrus interval for sows fed spray-dried plasma. J. Anim. Sci.85:3442-3453.

2. Crenshaw et al, 2008. Effect of spray-dried plasma in diets fed to lactating sows on litter weight at weaning and subsequentfarrowing rate. Proc. Allen D. Leman Swine Conf., Univ. MN, St. Paul, MN. p. 47.

3. Campbell et al, 2006. Use of statistical process control analysis to evaluate the effects of spray-dried plasma in gestation andlactation feed on sow productivity in a PRRS-unstable farm. Amer. Assoc. Swine Vet. p 139-142.

4. Crenshaw et al, 2021. Effect of spray-dried porcine plasma in peripartum sow feed on subsequent litter size. Porcine HealthManagement 7:11 https://doi.org/10.1186/s40813-020-00180-0

5. Borges et al, 2023. Transition sow feed supplemented with spray dried plasma reduced stillborn pigs per litter. Allen D. LemanSwine Conference Research Abstracts, September 16-19, 2023, St. Paul, MN, USA. Page 17, Poster 12.

 

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
me gustacomentaMis favoritos

Productos

Contacto:

Contacta con nosotros a través del siguiente formulario.

No estás suscrito a la lista La web en 3 minutos

Un resumen semanal de las novedades de 3tres3 Argentina

Accede y apúntate a la lista